sexta-feira, 11 de abril de 2014

OMS lança guia para tratamento de hepatite C Doença atinge 150 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo organização


Agência da ONU informou que a divulgação do documento coincide com a maior disponibilidade de medicamentos Pedro Ventura/Agência Brasília

A OMS (Organização das Nações Unidas) lançou nesta quarta-feira (9) o primeiro guia de triagem, cuidados e tratamento da hepatite C. A informação foi divulgada pela Rádio ONU. Segundo a OMS, a infecção crônica atinge 150 milhões de pessoas no mundo inteiro e causa a morte de 500 mil pessoas por ano.
A agência da ONU informou que a divulgação do documento coincide com a maior disponibilidade de medicamentos mais eficazes e seguros, assim como, a promessa de novos remédios nos próximos anos.
Em entrevista à Rádio ONU, o presidente da ONG brasileira C Tem que Saber, C Tem que Curar, Francisco Martucci, elogiou a iniciativa da OMS.
— Nós, que somos uma associação de pacientes que defende os portadores de hepatite C só podemos olhar com bons olhos o primeiro guia de tratamento da hepatite C lançado pela Organização Mundial da Saúde. Apenas uma observação para que esse guia seja rigorosamente cumprido pelas sociedades médicas, pelos gestores públicos que geram a saúde e também por todas as esferas de competência que estão em torno da hepatite C.
Cerca de três milhões de brasileiros estão infectados pelo vírus C, e a maioria nem desconfia que está infectado. A doença ataca o fígado de forma silenciosa e pode provocar cirrose e câncer hepático.
Fonte: R7.com
Disponível em : http://noticias.r7.com/saude/oms-lanca-guia-para-tratamento-de-hepatite-c-10042014

Nenhum comentário:

Postar um comentário