terça-feira, 22 de abril de 2014

Como diferenciar a gripe da dengue?


Sucesso de pesquisa com vírus da gripe em roedores não significa bons resultados em humanos, alertam pesquisadores.
Outono e inverno. Nesta época do ano, os casos de gripe aumentam muito. A vacina, inclusive, já está disponível nos postos de saúde e nas clínicas privadas. No entanto, uma outra “virose” está apresentando índices preocupantemente altos: a dengue. As orientações e o tratamento destas duas “viroses” são diferentes e podem determinar o prognóstico. Por isso, vale a pergunta: como saber se a febre alta e a dor no corpo é gripe ou dengue?

Preste atenção nestes 3 conjuntos de sintomas que, juntos, podem ajudar a  diferenciar a gripe da dengue:

1. Espirros, nariz entupido, dor de garganta, congestão, catarro e tosseEstes são sintomas típicos da gripe. Quem tem dengue tem febre alta e dor pelo corpo. Mas em geral NÃO tem dor de garganta, NÃO tem tosse e  nem estes sinais de congestão. Por isso, quem apresentar catarro, nariz escorrendo, espirros, tosse e dor de garganta, além de febre e dores pelo corpo, pode supor tratar-se de gripe. Este conjunto é, portanto, da GRIPE.

2. Cansaço, dor muscular e dor nos olhos
A gripe pode dar cansaço, dor pelo corpo e dor nos olhos, principalmente se houver uma conjuntivite associada. Mas na dengue estes sintomas são MUITO mais exuberantes. Os olhos doem quando os viramos e essa dor é mais referida “no fundo” dos olhos. O cansaço é muito grande. Os músculos doem, dificultando até alguns movimentos. Este conjunto é mais comum na DENGUE.

3. Manchas vermelhas pelo corpo
A gripe normalmente NÃO dá manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. A dengue pode dar. Portanto, manchas vermelhas são da DENGUE.

Na dúvida, procure um serviço de saúde. Hoje podemos fazer  testes laboratoriais rápidos, que ficam prontos em algumas horas, tanto para dengue como para alguns vírus influenza, que causam gripe. Em pouco tempo temos uma indicação do diagnóstico.

Uma dica importante vale para as duas: na suspeita de dengue ou de gripe JAMAIS tome quaisquer medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico!

Informar-se é uma forma de garantir sua saúde!

Fonte: G1.com
Disponível em : http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/como-diferenciar-gripe-da-dengue.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário